Juristas classificam discurso de Dilma como "histórico"

Vermelho
Pelas redes sociais, os juristas de diversas áreas comentaram o discurso da presidenta Dilma Rousseff em sua defesa no processo de impeachment no Senado, nesta segunda-feira (29).

“Discurso histórico. A história tratará de julgar Michel Temer e seus asseclas. Aliás, o nome de Michel Temer desonra a PUC-SP, símbolo de luta pela democracia, e seu nome deve ser devidamente varrido de sua história”, afirma professor da PUC e especialista em Direito Constitucional pela Universidad Castilla-La Mancha, da Espanha, Rafael Valim.

Para ele, o interino Michel Temer “será sempre, para além de um doutrinador medíocre, um golpista, traidor da Constituição que jurou respeitar”.

O também professor de Direito Constitucional da PUC, Pedro Serrano, afirmou que, se confirmado o impeachment, o pacto da democracia estará rompido.

“A
parte o absurdo jurídico e o grave ataque a democracia que, em meu entender, o impeachment significa, tenho muito receio do que pode nos reservar o futuro. A ausência de consenso social consistente quanto a sua legitimidade e adequação, abre uma ferida histórica. A democracia depende de pactos procedimentais sólidos. O nosso será, definitivamente, rompido hoje”, advertiu Serrano.

E completa: “Espero, sinceramente, que tudo se resolva bem. Mas tenho receio que essa crise política não termine aqui. Aliás, que ela se agrave doravante, em especial se a economia não recuperar e o novo governo insistir em soluções contrarias aos direitos sociais”.

Brenno Tardelli, editor do site Justificando, especializado em questões jurídicas, também classificou o discurso como “histórico”. “Mulher de fibra... A consciência de quem lutou contra o golpe está limpa”, enfatizou.

O advogado e ativista de direitos humanos Renan Quinalha destacou: “Mesóclises e "português impecável" ficam no chão com um discurso de quem sente o peso da injustiça, tem a lucidez de quem está do lado certo e ostenta dignidade de sobra para se defender. Depois desse pronunciamento histórico, quem votar a favor desse impeachment no Senado não merece nada além da alcunha de canalha golpista”.

Subscribe to receive free email updates:

Related Posts :

  • Sobre o uso político de velórioAlexandre De Oliveira Périgo Ei fascistinha de bem! Você mesmo! Não, não vire pra trás não, é contigo mesmo que estou falando! Quer fala… Read More...
  • El JuicioLa Bitácora del Artista presenta El Juicio   Cuenta una antigua leyenda que en la Edad Media un hombre muy virtuoso fue injustamen… Read More...
  • Até onde vai isso tudo? André Forastieri Até onde vai isso tudo? Até que a missão do atual governo seja cumprida. Atenção: o governo não é o Planalto. O governo … Read More...
  • “Salute e Serenità” Il Progetto “Salute e Serenità” dell’Associazione Culturale Cypraea-onlus patrocinato dal Comune di Sorrento - Assessorato servizi sociali,… Read More...
  • One Year Ago... 2016 was a very long year for a lot of people including my family. I first wrote about the start of it here. While we are still … Read More...